DEUS NOS DA SABEDORIA
Carta de São Tiago 1, 5 diz o seguinte: Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus – que a todos dá liberalmente com simplicidade e sem recriminação – e ser-lhe-á dada.
Todos nós precisamos de sabedoria em nosso dia a dia. Às vezes aparecem situações que nos roubam a paz e nos deixam sem saber o que fazer, e muitas vezes, agimos de forma errada.
O inimigo usa várias formas de nos atormentar para que cometamos algum pecado. Ele usa de situações e até mesmo de pessoas para nos tentar. Quantas vezes apareceu em seu caminho uma pessoa para te perturbar a ponto de você pensar em xingar ou até mesmo, partir para uma agressão física?
Neste momento, precisamos ser sábios e agir corretamente. E é isso que o Senhor tem para nos dar: sabedoria, e São Tiago nos diz, que o Senhor dá a todos que lhe pedem.
Então, peça todos os dias ao acordar: Senhor, dai-me sabedoria e paciência para enfrentar todas a situações deste dia. Cuide dos meus pensamentos e das minhas ações. Amém!
guardar a palavra
Num trecho do livro de Eclesiastes 3, 6 ele nos diz: “Tempo para guardar, e tempo para jogar fora”. Precisamos trazer esse ensinamento para nossa vida. Temos muitas coisas para jogarmos fora e temos muitas outras para guardarmos conosco.
Coisas tristes do passado, coisas que nos atormentam, que nos perturbam e nos deixam depressivos, precisamos urgentemente jogar fora, pois não há serventia alguma em nosso presente e muito menos em nosso futuro.
Precisamos guardar coisas alegres, motivadoras, coisas que acrescentam algo em nossa vida. A Palavra de Deus é algo que precisamos guardar em nosso coração, pois Ela nos alivia, nos conforta e nos socorre em nossas aflições.
O Salmos 118, 105 nos orienta: “Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho”. Se guardarmos a palavra de Deus, andaremos por caminhos longe das trevas e assim, seguiremos sempre animados e dispostos a alcançar o Reino de Deus.
Quando tudo parecer desanimador, busque refletir e pensar o que Jesus faria diante dessa situação. O inimigo se aproveita desses momentos para nos atacar e então, temos que sempre parar por um instante e pedir uma luz ao Espírito Santo. Jesus é alegria e sua presença conosco nos impede de realizar coisas ruins, ou seja, impede a ação do inimigo sobre nós. Jesus venceu o inimigo e nos fará vencer também. Como nos diz na carta aos Romanos 12, 21: “Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem”.
Riqueza e boas ações
No Evangelho de Marcos, no capítulo 10, um jovem pede para seguir Jesus, e Jesus, imediatamente lhe diz: vende tudo o que tens, dá aos pobres e me segue. Aquele jovem não aceita a proposta e vai embora triste, porque era muito rico.
Hoje, muitas pessoas acumulam riquezas, se sentem empoderadas e até se dizem seguidoras de Jesus, mas seguem apenas por palavras, para que pensem que são realmente boas pessoas, mas lhes faltam atitudes e boas ações como verdadeiros cristãos.
Essas pessoas infelizmente fazem parte de uma sociedade injusta e não do Reino de Deus, que é justiça, amor e paz, e que através de Jesus, é espalhada a todos os povos.
Neste mesmo capítulo, Jesus diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Deixando bem claro, que Deus não exclui os ricos, pois são os próprios ricos que se excluem ao não aceitar os pobres. Jesus nos ensina que aquele que divide com os pobres, alcança sua recompensa neste mundo e depois, na vida eterna.