DEUS NOS DA SABEDORIA
Carta de São Tiago 1, 5 diz o seguinte: Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus – que a todos dá liberalmente com simplicidade e sem recriminação – e ser-lhe-á dada.
Todos nós precisamos de sabedoria em nosso dia a dia. Às vezes aparecem situações que nos roubam a paz e nos deixam sem saber o que fazer, e muitas vezes, agimos de forma errada.
O inimigo usa várias formas de nos atormentar para que cometamos algum pecado. Ele usa de situações e até mesmo de pessoas para nos tentar. Quantas vezes apareceu em seu caminho uma pessoa para te perturbar a ponto de você pensar em xingar ou até mesmo, partir para uma agressão física?
Neste momento, precisamos ser sábios e agir corretamente. E é isso que o Senhor tem para nos dar: sabedoria, e São Tiago nos diz, que o Senhor dá a todos que lhe pedem.
Então, peça todos os dias ao acordar: Senhor, dai-me sabedoria e paciência para enfrentar todas a situações deste dia. Cuide dos meus pensamentos e das minhas ações. Amém!
guardar a palavra
Num trecho do livro de Eclesiastes 3, 6 ele nos diz: “Tempo para guardar, e tempo para jogar fora”. Precisamos trazer esse ensinamento para nossa vida. Temos muitas coisas para jogarmos fora e temos muitas outras para guardarmos conosco.
Coisas tristes do passado, coisas que nos atormentam, que nos perturbam e nos deixam depressivos, precisamos urgentemente jogar fora, pois não há serventia alguma em nosso presente e muito menos em nosso futuro.
Precisamos guardar coisas alegres, motivadoras, coisas que acrescentam algo em nossa vida. A Palavra de Deus é algo que precisamos guardar em nosso coração, pois Ela nos alivia, nos conforta e nos socorre em nossas aflições.
O Salmos 118, 105 nos orienta: “Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho”. Se guardarmos a palavra de Deus, andaremos por caminhos longe das trevas e assim, seguiremos sempre animados e dispostos a alcançar o Reino de Deus.
Quando tudo parecer desanimador, busque refletir e pensar o que Jesus faria diante dessa situação. O inimigo se aproveita desses momentos para nos atacar e então, temos que sempre parar por um instante e pedir uma luz ao Espírito Santo. Jesus é alegria e sua presença conosco nos impede de realizar coisas ruins, ou seja, impede a ação do inimigo sobre nós. Jesus venceu o inimigo e nos fará vencer também. Como nos diz na carta aos Romanos 12, 21: “Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem”.
Riqueza e boas ações
No Evangelho de Marcos, no capítulo 10, um jovem pede para seguir Jesus, e Jesus, imediatamente lhe diz: vende tudo o que tens, dá aos pobres e me segue. Aquele jovem não aceita a proposta e vai embora triste, porque era muito rico.
Hoje, muitas pessoas acumulam riquezas, se sentem empoderadas e até se dizem seguidoras de Jesus, mas seguem apenas por palavras, para que pensem que são realmente boas pessoas, mas lhes faltam atitudes e boas ações como verdadeiros cristãos.
Essas pessoas infelizmente fazem parte de uma sociedade injusta e não do Reino de Deus, que é justiça, amor e paz, e que através de Jesus, é espalhada a todos os povos.
Neste mesmo capítulo, Jesus diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
Deixando bem claro, que Deus não exclui os ricos, pois são os próprios ricos que se excluem ao não aceitar os pobres. Jesus nos ensina que aquele que divide com os pobres, alcança sua recompensa neste mundo e depois, na vida eterna.
Algumas vezes em nossa vida, aparece alguém para nos dizer que não somos capazes de realizar certas tarefas, ou então, de conquistar algo. Mas já parou pra pensar que quem tenta nos desencorajar, nos colocar pra baixo, nos fazer pensar que somos inúteis, geralmente está numa situação pior que a nossa?
Talvez algum dia você tenha se sentido abandonado, sozinho, chorado por estar assim e até pensado que Deus tenha lhe abandonado, e talvez tenha permanecido triste por alguns dias por conta deste sentimento.
Vi uma postagem nas redes sociais que dizia assim: “De onde vem tua força? Resposta: eu costumo chamar de Deus!”
Em todos os lugares que vamos, sempre encontramos ao menos uma pessoa negativa, que sempre reclama que nada está bom e que tudo vai de mal a pior, e algumas vezes, até criticam o nosso jeito alegre de viver.
No Evangelho de Marcos, ele relata a história de Bartimeu, um homem cego que implorava pela cura e Jesus atende seu pedido, e então, aquele homem abandona a vida velha e com sua nova vida, passa a seguir Jesus pelo caminho.
No livro do Eclesiástico 51, 11 diz assim: “Lembrei-me, Senhor, da vossa misericórdia, e de vossas obras que datam do princípio do mundo”. Em todos os momentos de nossa vida, devemos sempre nos lembrar do Senhor e de suas boas obras em nossa vida. Deus sempre nos socorre, nos ampara, nos fortalece e nos sustenta pelas suas mãos.
No livro do Gênesis 37, 28 diz que os irmãos de José o tiraram de dentro do poço e o venderam por vinte moedas e José foi levado para o Egito.
Muitas vezes, nos deparamos com algumas situações que paramos e pensamos: Não vou conseguir. Isto é impossível! E realmente, se tentarmos resolver por nossa conta, será mesmo impossível.
Tentou fazer alguma coisa ontem e não deu certo? Não desista! Tente hoje novamente e se for preciso, tente outros dias também.
Eclesiástico 3, 20-21: Quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo, e perante Deus acharás misericórdia, e é pelos humildes que ele é verdadeiramente honrado.
No Evangelho de Lucas 1, 49 diz o seguinte: “Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”.
No Evangelho de Lucas, 15 do versículo 11 em diante, temos a parábola do filho pródigo. Nessa história narrada por Jesus, temos dois personagens: o filho mais novo, que vai embora de casa, e o filho mais velho, que permanece trabalhando com o pai.
A nossa vida é feita de etapas. Nascemos, crescemos e morremos. E isso, não podemos fazer de conta que não existe. Deus faz tudo perfeito de acordo com seus planos sobre cada um de nós. Nesse período de crescimento, passamos por várias situações.