Pular para o conteúdo

Nossas batalhas

Todos os dias, temos um combate pela frente, que pode ser físico ou espiritual. Diante disso, temos que pedir sempre, para Deus estar conosco e nos ajudar nessas batalhas, pois no Primeiro Livro dos Macabeus 3, 19, ele já nos orienta: Porque a vitória no combate não depende do número, mas da força que desce do céu.

Ele deixa bem claro que mesmo achando que somos inferiores a qualquer situação, que não temos condições, a nossa inferioridade é superada pela fé no Deus dos fracos, que luta junto com seu povo em cada batalha. Vejam bem: nossa inferioridade é superada pela nossa fé em Deus. Então, devemos sempre dizer: Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé!

A oração é o alimento para a nossa fé. Quando oramos, falamos com o Pai e Ele nos escuta e nos atende, nos fortalece para a batalha. Em João 15, 7 ele nos diz: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedirei tudo o que quiserdes e vos será feito. Recebemos a promessa de Jesus, aquele que venceu todas as batalhas, principalmente a maior de todas: a morte.

Se Jesus está conosco, então não devemos baixar a cabeça quando enfrentarmos nossas batalhas, pois Ele mesmo nos diz em João 16, 33 No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo. E como diz a música: o mundo pode até nos fazer chorar, mas Deus nos quer sorrindo!

deus, do nada faz tudo

Ontem eu vi uma frase assim no Instagram: “Existe um Deus que do nada, faz tudo!” e isso realmente é verdade, porque quando menos esperamos, as coisas acontecem em nossa vida. Claro que Deus faz acontecer às coisas que pedimos, mas nem sempre, acontecem no momento que queremos. Em Eclesiastes 3,1 diz assim: Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus.

Ou seja, quando for tempo dos nossos pedidos se realizarem, Deus, do nada, fará que eles aconteçam. Então, não devemos ficar ansiosos esperando por algo, esperando que as coisas se realizem de imediato. Devemos primeiro, buscar as coisas do céu, e depois, todas as outras coisas nos serão dadas como acréscimo. Lembram? Mateus 6, 33, temos muitas coisas a serem feitas todos os dias e se pararmos pra nos preocupar com nossos pedidos ainda não atendidos, ficaremos ruminando coisas ruins e nossas tarefas diárias não serão realizadas com exatidão.

Quantas vezes ouvimos alguém dizer: hoje aconteceu algo comigo que eu já nem esperava mais, até achei que Deus tivesse desistido de mim. Não, Deus não desiste de nós, Ele apenas age no tempo dele, no tempo que Ele preparou para cada um de nós.

Que o nosso coração seja mais paciente e menos ansioso, para que tudo o que acontecer conosco, possamos olhar para Deus e dizer: obrigado Pai, do nada, o Senhor fez tudo por mim!

invejosos

Sempre que acontece algo bom em nossa vida, existe algum invejoso com o nariz torcido, e se ficamos felizes, esse alguém entra em desespero e tenta de todas as formas, acabar com nossa alegria.

Nossos sonhos, nossos projetos e inclusive nossa família, existe muita gente invejosa torcendo contra, torcendo para que tudo dê errado. Por isso, temos que ficar calados diante de nossos projetos. Não devemos sair gritando aos quatro ventos sobre nossas pretensões.

Quanto menos pessoas souberem, maior a probabilidade das coisas acontecerem. Santo Agostinho dizia que: a inveja é o pecado diabólico por excelência. O invejoso é infeliz e odeia ver a felicidade do outro. E eles estão por toda parte, na família, no trabalho, nas rodas de amigos e até mesmo dentro da Igreja.

Que Deus nos proteja e afaste de nós todas as pessoas invejosas que querem nos ver mal e destruídos. Que o Espírito Santo permaneça conosco todos os dias, nos guiando pelos caminhos da Luz, e que assim, todos os invejosos caiam por terra antes de chegarem até nós. Amém!

confiança em jesus

Quando Pedro viu Jesus andando sobre as águas, pensou que fosse um fantasma, mas depois percebendo que era o Mestre, pediu para ir até onde Ele estava, e Jesus permitiu. Durante a caminhada, Pedro começou a afundar e então, em desespero gritou: Senhor, salva-me! Jesus lhe estendeu a mão e o salvou e então lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Essa passagem nós encontramos em Mateus 14, 28-31.

Será que Pedro realmente tinha pouca fé? Ele era pescador e certamente, sabia nadar. E ao gritar “salva-me” demonstra total confiança em Jesus. Ele confiou que seria salvo. Ele se entregou nas mãos de Jesus e deixou que Ele cuidasse da sua vida. E assim como nós, ao vermos uma criança com os braços estendidos pedindo colo, nós a pegamos com carinho, Jesus ao ver Pedro com seus braços estendidos, o acolheu em seus braços com toda sua bondade e ternura.

E nós, ao pedirmos socorro a Jesus, ao pedirmos que Ele nos salve de alguma situação, nós realmente confiamos que Ele nos socorrerá? Será que temos a mesma confiança que Pedro teve naquela hora? Será que nos entregamos realmente em seus braços como uma criança se entrega a alguém? Hebreus 11, 1 nos diz que a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.

Que todos nós, ao pedirmos algo a Deus, possamos realmente acreditar que Ele nos atenderá, mas sem nos esquecer que tudo acontece no tempo e na hora que Ele achar necessário.

terras da vida

Há uma história que diz assim: “Certa vez, um cavalo caiu dentro de um poço. Seu dono, muito pobre, não tinha condições de pagar para retirar o animal, então, decidiu que jogaria terra sobre ele, assim, o animal morreria e já seria enterrado. Quando a terra caía sobre as costas do animal, ele sacudia e a terra caía no chão e ele pisava sobre ela, subindo um pouquinho de cada vez. E assim, por varias vezes a cena foi se repetindo. A terra caía sobre ele, ele sacudia, a terra ia para o chão e ele subia um pouquinho, até que alcançou a altura suficiente para sair do buraco”.

Assim acontece conosco. A vida joga um pouquinho de terra sobre nós todos os dias, são tantos problemas, que se deixamos que eles tomem conta, somos enterrados um pouquinho de cada vez. Cabe a nós, sacudirmos todos os problemas que a vida nos traz e jogar ao chão, para que assim, possamos pisar sobre eles e seguir o nosso caminho. O animal não se preocupava com a situação que ele se encontrava, e o que poderia ser algo ruim, a terra que caía sobre ele, se tornou uma excelente solução para sua liberdade.

Que possamos manter o foco em Deus e em nosso caminho, pois assim, mesmo surgindo os problemas, estaremos sempre prontos a superá-los, e seja qual for a dificuldade, sempre encontraremos uma saída.

BENÇÃO

Ora, é indiscutível: é o inferior que recebe a benção do que é superior. Hebreus 7, 7

Ontem estava me lembrando de que ao acordar e antes de dormir, ou até mesmo ao sair de casa, sempre pedia a benção aos meus pais. Ainda hoje, mesmo sem eles presentes aqui na terra, sempre que encontro meus tios, sempre peço a benção a eles.

Tenho visto por aí, que muitas pessoas se sentem envergonhadas em pedir a benção a seus pais. É como se fosse algo errado, cafona, coisa de gente velha. Ah, se eles soubessem o bem que faz a benção vinda dos pais. A benção e as orações feitas pelos pais a seus filhos, são tão poderosas quanto as de Deus sobre cada um de nós.

Alguns pais, quando seu filhos ficam doentes, correm levá-los a uma benzedeira. Pra quê? Por que levar seu filho pra uma outra pessoa, e até muitas vezes, pessoa estranha, orar por ele sendo que eles tem esse poder de orar pelos filhos? Pais, orem por seus filhos. Não existe oração mais poderosa que a oração dos pais por seus filhos.

Você que é filho, peça a benção a seus pais. Você que é pai e mãe, abençoe seus filhos. Eclesiástico 3, 11 diz: a bênção paterna fortalece a casa de seus filhos.

Que nós, cristãos, possamos deixar cair por terra toda a vergonha, todo pensamento errado, e passemos a pedir ou dar a benção a todos aqueles que forem inferiores a nós. Mas inferior em idade, não em questão social ou profissional. Que Deus, nosso Pai misericordioso, tenha piedade de nós e nos abençoe todos os dias.

Olhar o irmão com os olhos de Deus

Olhar o irmão com os olhos de Deus, essa é a nossa grande dificuldade.

Quantas vezes passamos direto por alguém necessitado? Quantas vezes condenamos alguém por estar mal vestido? Quantas vezes não estendemos a mão a um amigo ou até mesmo a um parente?

Jesus ordenou que amássemos uns aos outros assim como Ele nos ama. Mas para nós, isso não é assim tão fácil. Entendemos que é realmente muito difícil, porém não é impossível. Fomos batizados e recebemos o Espírito Santo. Se o Espírito está em nós, então temos o próprio Deus habitando em nós, e uma vez que Deus está conosco, então podemos sim, amar nossos irmãos como Ele ordenou, pois Deus é amor.

O que precisamos, é deixar Deus agir através de nós. Deixar que seu amor ocupe nosso coração e preencha todo o nosso ser, pois somente assim seremos capazes de amar e ajudar aqueles que necessitam. Deus sabe que para nós não é tão fácil, e por isso está conosco e não nos abandona. Ele sabe que as coisas do mundo ás vezes, ou quase sempre, falam mais alto e acabam ocupando nosso coração, mas como Pai misericordioso que é, Ele age lentamente e tenta nos moldar, sem forçar. Como diz em Apocalipse 3, 20: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir à porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo.

Deus está pedindo passagem para o nosso coração. Que possamos atender seu pedido e deixá-Lo cuidar de nós, da nossa vida e que nós, de coração puro e cheio do amor do Pai, possamos cuidar melhor dos nossos irmãos, olhando para eles, com os olhos de Deus.

deus quer organizar sua vida

Hoje é domingo, dia do Senhor e neste momento, Ele está à porta do seu coração, pedindo para entrar, cuidar da sua vida e ajeitar tudo o que estiver bagunçado. Apocalipse 3, 20: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir à porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. Deus é tão bom, que mesmo sendo Deus, o Senhor de tudo, ele pede pra estar conosco, sendo que deveria ser ao contrário, nós é que deveríamos pedir para ficar com Ele.

Deus conhece toda a nossa vida, sabe tudo o que pensamos e sabe tudo o que fazemos, e por isso, conhece nossos problemas e sabe exatamente como resolver cada um deles. Então, se deixarmos Deus entrar em nosso coração, Ele organizará a nossa vida e nos colocará em um caminho de paz e tranqüilidade. Um coração desorganizado fica aflito e nos deixa sem rumo diante de algumas situações.

Em Lucas 8, 24, Jesus ordena que uma tempestade se acalme em pleno mar. É isso que Ele quer fazer conosco neste momento. Eu não sei qual é a tempestade que você está vivendo, mas Deus está batendo à porta do seu coração, pedindo para entrar em sua barca e acalmar a sua tempestade. Deixe-O entrar, confie nele, deixe-O tomar conta do seu barco, da sua vida. Tenha certeza de que Ele fará o melhor por você.   

morte, uma nova vida

Quando falamos sobre a morte, nos traz um sentimento ruim. Um sentimento de impotência diante da situação, mas infelizmente é uma coisa que não depende de nós. Deus nos dá a vida, Deus nos tira no momento em que Ele achar necessário. Todos nós temos o nosso tempo de vida terrena e cabe a nós, aproveitarmos muito bem esse tempo, de preferência, aproveitarmos com as coisas que Deus nos oferece e nos permite viver.

Eclesiástico 1, 19 diz o seguinte: “Aquele que teme ao Senhor achar-se-á confortado, no dia da morte será abençoado”. Se vivermos segundo os mandamentos de Deus, receberemos a benção final e iremos nos encontrar com o Pai Todo Poderoso e então, fazer nossa morada no céu. Sei o quanto é difícil para nós, vivermos de acordo com as leis de Deus, pois são tantas coisas, tantos problemas, que sempre vacilamos e abalamos a nossa fé e consequentemente, caímos em pecado. Mas sempre termos a oportunidade de voltar e consertar, pois temos o arrependimento, a confissão e a Eucaristia.

Só não podemos deixar para depois, pois não sabemos o dia de amanhã e pode não dar tempo de nos confessar e recebermos o perdão de Deus. Ainda em Eclesiástico, no capítulo 18, versículo 22 diz: “Nada te impeça de orar sempre, e não te envergonhes de progredir na justiça até a morte; pois a recompensa de Deus é eterna”. Que possamos a partir de hoje, viver de acordo com a Palavra de Deus e seus mandamentos, “pois no dia da morte é fácil para Deus dar a cada um conforme seu comportamento” Eclesiástico 11, 28.

amor de deus

Serei bem direto: Deus te ama! Não importa o que você tenha feito nem como foi o seu passado… Deus te ama mesmo assim. Talvez você possa até duvidar, não acreditar muito, mas eu lhe digo mais uma vez: Deus te ama… e não é pouco.

Em Isaias 54, 10 diz assim: “Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais o meu amor te abandonará e jamais o meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti” o que demonstra o quanto Deus ama cada um de seus filhos. E não é um amor qualquer. É um amor de pai, verdadeiro, amor capaz de suportar tudo. Deus nos ama tanto, que foi capaz de dar seu único Filho para nos salvar.

E digo ainda mais, Ele não cobra nada da gente para nos amar e derramar suas bênçãos sobre nós quando nos afastamos, Ele fica aguardando o nosso retorno. Às vezes pegamos nossa parte na herança e saímos pelo mundo, e Ele, com todo seu amor, fica olhando por nós e esperando pacientemente pela nossa chegada de volta pra casa. E com toda a Sua misericórdia, nos acolhe em seus braços.

Sabendo que Deus nos ama, devemos também amá-Lo em primeiro lugar, como diz o 1º mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e assim, conservemo-nos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. Carta de São Judas 1, 21

amigos

Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Eclesiástico 6, 14

Às vezes nos abalamos, ficamos mal, quando perdemos um amigo. Mas diante da mensagem anterior, nós não perdemos um amigo, pois amigo mesmo que esteja distante, se mantém por toda vida. Quando perdemos, é porque não era amizade. Podemos considerar que eram parceiros de trabalho, companheiros de festas, colegas de escola, menos amigos. 

Em Provérbios 17, 17 diz assim: o amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão. Esse é o verdadeiro amigo. Aquele que não nos abandona nos momentos ruins. O amigo verdadeiro permanece conosco e nos ajuda quando é necessário. Quando estamos bem, vemos a quantidade de amigos, mas quando estamos mal, vemos a qualidade.

Que ao menos nós, sejamos amigos verdadeiros daqueles que estão ao nosso redor, que sejamos sinceros, de coração puro e aberto para que possamos acolher um amigo quando este precisar. Que diante de tudo que aconteça, sejamos nós mesmos, sem mudar para agradar alguém que tenha se afastado de nós, que tenha saído de nossa vida, pois se saiu, não era amigo. E que possamos sempre nos lembrar de Jesus, o nosso amigo verdadeiro, aquele que nos ama e nunca nos abandona, pois Ele mesmo nos disse em João 15, 13: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.

nascimento de jesus

As hospedarias já estão lotadas, já não há mais lugar para abrigar Maria e José. Muitos de nós já armamos o presépio em nossas casas e colocamos a manjedoura à disposição para que Jesus possa nascer.

Isso é muito bom, trazer Jesus para dentro do nosso lar, mas precisamos armar a manjedoura dentro do nosso coração. Deixar Jesus nascer dentro de nós.

Jesus, em toda sua simplicidade, não escolhe onde nascer, não escolhe rico ou pobre, homem ou mulher, Ele apenas quer um coração puro, sereno e acolhedor, onde possa nascer e fazer sua morada.

Então, que nesse Natal, além de colocar Jesus em nossas casas, que possamos chama-lo a nascer em nossos corações, pois assim saberemos que com Ele morando em nós, teremos paz, amor, harmonia e graça todos os dias, em qualquer situação.